dimanche 20 mars 2011

Exercices pour le 24/03/2011

I - Complete com o bom pronome átono

Exemplo : (nós) Ele não nos viu aqui.
  1. (nós) Ele nunca _______ viu aqui.
  2. (eu) Vocês nunca podem _______ ajudar.
  3. (eu) Meus vizinhos sempre _______ visitam.
  4. (eu) Estou muito cansada. Vocês podem _______ ajudar...
  5. (nós) Nossos amigos _______ convidaram para uma festa.
II - Idem

Exemplo : Eu vi os rapazes --> Eu os vi.
  1. Mário não fechou as janeas.
  2. Ela prepara o jantar em 10 minutos.
  3. Lúcia ajudou Carmem no trabalho...
  4. Eu vejo Cláudia e Anita mais tarde.
  5. Ana viu o filme.
  6. Ele vende livros nesta loja.
  7. Nós vimos os animais no circo.
III ) Idem

Exemplo : O diretor não quis atender o cliente. O diretor não quis atendê-lo.
  1. Quero ver o diretor.
  2. Quero aprender esta música.
  3. Os vizinhos viram os ladrões.
  4. Os alunos abrem o livro.
  5. Os rapazes acompanharam as moças até em casa.
  6. Não posso abrir a porta.
  7. Amanhã, vamos atravessar o rio Amazonas.
IV - Complete utilizando o verbo entre parênteses

Exemplo : (preparar) Gostaria de um aperitivo! --> Vou prepará-lo!

  1. (Vender) Esta casa é muito grande para nós. Queremos...
  2. (comer) Que belas laranjas! Vamos...
  3. (comprar) Gostei deste relógio. Vou...
  4. (esperar) Meus amigos chegam hoje. Vamos...
  5. (conhecer) Brasília é uma cidade moderna. Quero...

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire